OFICINAS

CONSTRUÇÃO DE MARIONETAS DE PAPEL

ESE – IPP | 1 de Novembro | 10h00 – 13h00

Orientação: Confederação – Coletivo de Investigação Teatral

Público-alvo: Crianças & Famílias
Inscrições: apoio@casa-da-animacao.pt

Nesta oficina dedicada à infância, juventude e famílias, vamos construir Marionetas de Papel. O Teatro de Papel é um pequeno espaço cénico muito popular no seio familiar do século XIX. O palco, a cenografia, os atores e outros elementos que fazem a cena teatral são representados através de figuras/desenhos de papel coloridos e cuidadosamente recortados. Vamos construir algumas das personagens que fazem parte desse universo teatral?

Oficina(s) é um projeto de formação da Confederação – coletivo de investigação teatral.

CONSTRUÇÃO DE CALEIDOSCÓPIOS

ESE – IPP | 1 de Novembro | 14h30 – 17h30

Orientação: Confederação – Coletivo de Investigação Teatral

Público-alvo: Crianças & Famílias
Inscrições: apoio@casa-da-animacao.pt

Nesta oficina dedicada à infância, juventude e famílias, construímos um pequeno brinquedo ótico criado em 1817 pelo escocês David Brewster. Este físico e conhecedor do grego antigo, uniu as palavras gregas kalos (belo) + eidos (imagem) + scopéo (vejo), de modo a encontrar o nome para o seu invento, dando assim origem à palavra Caleidoscópio, que significa “vejo belas imagens”. Vamos construir um?!

Oficina(s) é um projeto de formação da Confederação – coletivo de investigação teatral.

QUEM CANTA SEUS MALES ESPANTA

Universidade Sénior

Orientação: Tânia Duarte

Realização de um pequena curta (amostra) de videoclipe em stop-motion/pixilação, inspirada numa música antiga (cantiga), escolhida, cantada e gravada pelos participantes.

Tânia Duarte

Tânia Duarte é licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes do Porto, tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos 17 anos diversas atividades na área do vídeo e cinema de animação, tanto na realização como na animação como no ensino e formação em workshops. Realizou o filme “A Guardiã dos Sonhos” – selecionado para a Mostra Europeia de Arte Contemporânea, numa exposição Itinerante (Nimes, Edinburgh, Porto); fez a animação do filme “Cicatriz”, que ganhou o Prémio “Onda Curta” no Festival de Cinema e Vídeo dos Países de Língua Portuguesa IMARGENS, Cabo Verde, 2005; participou na equipa de animadores do filme de Fernando Saraiva “A Meio da Noite”, premiado em festivais como o Cinanima (Prémio Tóbis 2008) e Adana Golden Boll Film, na Turquia (melhor curta de animação 2009). No Cinanima teve vários filmes a concurso, resultado da orientação em ateliês com crianças e jovens. Destacam-se “Apito Final” (Prémio Jovem Cineasta), “Da Minha Janela” e “Orchis Mirabilis” premiados com Menção Honrosa.

Tem vindo a colaborar, há vários anos, como formadora de cinema de animação com a Casa da Animação (Porto), com o Espalhafitas (ANIMAIO), em Abrantes e no Festival ANIMAR (Vila do Conde), Casa Museu de Vilar e CINANIMA. Teve a seu cargo a docência das disciplinas de Animação I e Animação 2D, de 2006 a 2010, do Curso Multimédia e Design de Jogos Digitais no IPB (Instituto Politécnico de Bragança). Foi formadora, animadora e co-realizadora com Ícaro no projeto MIX REPÚBLICA, um projeto original da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa coproduzido e apoiado pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República. Este projeto itinerante percorreu cerca de 25 municípios portugueses ao longo de 2010 e 2011, da qual resultaram 25 curtas de animação sobre a Primeira República em Portugal.Em 2013 criou o “Bichinho de Animação”, onde desenvolve projetos de carácter experimental na área do cinema de Animação, realizando filmes pelo país, com crianças e jovens. Participou como animadora no filme “Das Gavetas Nascem Sons”, do realizador Vitor Hugo Rocha, produzido pelo Bando à Parte, em Julho de 2015. Em 2017 participou como animadora (animação de areia) no filme “Guaxuma”, da realizadora Nara Normande, uma produção brasileira da Garça Torta Filmes. Ainda este ano, trabalhou como animadora para o filme “Ride” do realizador Paul Bush e, mais recentemente, realizou o genérico e spot promocional para o CINANIMA 2017, Festival Internacional de Cinema de Animação, em Espinho.

Foi docente na Universidade do Algarve, da unidade curricular Técnicas da Imagem em Movimento, aos alunos do 3o ano de Design de Comunicação, Março 2018. Fez 1 minuto de animação em recortes para o documentário sobre Eduardo Lourenço “Labirinto da Saudade” realizado por Miguel Gonçalves Mendes.


Workshops

ANIMASOM

ESE – IPP | 29 e 30 de Outubro | 10h00 – 12h30

Orientador: Ícaro Pintor

Público-alvo: Estudantes Universitários

A experiência inter-mídia explorada na relação entre o som produzido durante o processo físico do desenho e a produção de uma pequena animação.

Ícaro Pintor

Ícaro Pintor (pseudónimo de Vitor Pires) nasceu no Porto a 16 de Julho, de 1960. Iniciou os seus estudos na escola superior de belas artes do Porto. Concluindo os estudos artísticos na Escola Nacional Superior de Belas Artes de Toulouse, obtendo aqui o DNSEP (Diplôme National Supérieur d’Expression Plastique). Desde 1982 expõe o seu trabalho de pintura com regularidade, quer no país quer no estrangeiro ao mesmo tempo que desenvolve atividades noutras áreas artísticas. Alargou a sua atividade ao design de comunicação, ilustração, e cinema de animação tendo realizado o filme “Cicatriz” que recebeu o prémio Onda Curta RTP.

Foi docente das cadeiras de desenho básico e desenho de representação na Escola Superior Artística do Porto. Foi também professor de Expressão Gráfica do Curso de Cinema de Animação 2D3D (Escola Artística e Profissional Árvore). Tem também desenvolvido ações de formação na área do cinema de animação com Tânia Duarte e com Abi Feijó. Foi co-realizador e formador no projeto de âmbito nacional “MIX REPÚBLICA”, para a MONSTRA – Festival Internacional de Cinema de Animação de Lisboa) integrado nas comemorações do centenário da implantação da república , do qual resultaram 25 filmes animados.Colabora há vários anos com a Casa da Animação e com a associação cultural de Abrantes – Espalha Fitas – (ANIMAIO), como realizador/formador de cinema de animação, junto da comunidade escolar. Tem visto o seu trabalho selecionado e premiado em festivais nacionais e internacionais, dos quais se destacam os filmes: “A Picada da Albertina” (Prémio Jovem Cineasta), “O Lagarteiro”(menção honrosa), e “Amigo do Peito”, também selecionado no Festival Caminhos do Cinema Português 2011, Animamundi 2012, Festival de Hamburgo 2012 e Festival TINDIRINDIS 2012, na Lituânia.Em 2013 ao longo do ano lectivo co-realiza com Tânia Duarte e Vitor Hugo Rocha o filme “O’lhó Respeitinho”, nas totalidade escolas do primeiro ciclo do concelho de Espinho. Tendo este filme também sido selecionado pelo júri do Cinanima.

Recentemente orientou e co-realizou com crianças/jovens, a curta de animação “ORCHIS MIRABILIS”, em Abrantes (Filme seleccionado para a competição do Prémio Jovem Cineasta Português (menor de 18 anos),ao qual foi atribuído uma Menção Honrosa no CINANIMA 2014. Nos últimos anos tem desenvolvido o projecto performativo IFTING SPLIT.