O panorama juvenil é pensado especialmente para jovens, versando temáticas emergentes. Nesta sessão composta por cinco curtas metragens fala-se de poesia, preconceito, igualdade, angústia, memórias passadas, busca pela felicidade e reflexões sérias sobre o mundo actual numa viagem que atravessa diversas técnicas de animação e que, desta forma, pretende contribuir para o desenvolvimento e para o enriquecimento cultural do público.

Público-alvo: Jovens do 3.º Ciclo e Ensino Secundário

DAS GAVETAS NASCEM SONS

Realização: Vitor Hugo Rocha

Inicialmente era um objecto/instrumento sonoro colectivo muito especial com 42 gavetas, caixas e outras peças de imobiliário que gerou som… Mecânico, contínuo, aleatório, suave, ruído ou misterioso. E desse som nasceram imagens através de um exercício de procura de sincronismo sem nunca nos perdermos pelos corredores das memórias guardadas nas gavetas.

Portugal, 2017, 00:06:16

LOST PROPPERTY OFFICE

Realização: Daniel Agdag

Às vezes as pessoas sentem-se perdidas no seu trabalho.

Austrália, 2017, 00:10:00

DESEMPREGATO

Realização: Sara Marques, André Matos

Num universo povoado por uma sociedade felina, o Desempregato, jovem-gato-adulto a terminar o seu mestrado, mostra-nos as suas aventuras diárias. O Desempregato é um gato jovem de 22 anos que frequenta o curso de Arquitetura. Vive com os seus pais e o irmão mais velho. É um gato distraído, mas motivado. Tem poucas certezas sobre o futuro.

Portugal, 2017, 00:05:00

FACING IT

Realização: Sam Gainsborough

Enquanto Sean espera ansiosamente num bar, forçosamente explora as suas próprias memórias e relacionamentos infelizes num final de dia que o mudará para sempre.

Reino Unido, 2018, 00:08:00

MANIVALD

Realização: Chintis Lundgren

Manivald é uma raposa prestes a fazer 33 anos. Super bem formado, desempregado e, normalmente, sem inspiração, vive com a sua mãe autoritária e aposentada. É uma vida fácil mas não necessariamente boa. Essa co-dependência doentia muda quando a máquina de lavar avaria e Toomas, um sexy lobo, chega para reparar o estrago. O da máquina e o deles.

Estónia, Croácia e Canadá, 2017, 00:13:00

COLAHOLIC

Realização: Marcin Podolec

O diário de uma pessoa que bebe demasiada coca-cola. Um dois em um: documentário e uma comédia romântica.

Polónia, 2018, 00:11:00

POETIKA ANIMA

Realização: Kriss Sagan

Poetika Anima é um filme de animação não narrado baseado num poema lírico criado através das anotações sintetizadas do realizador. Inúmeros símbolos e metáforas visuais, juntamente com a atmosfera musical original composta por Frederic Robinson, criam uma história rica em interpretações sobre uma mulher que transforma o seu desalento num espaço-tempo fluído.

Eslováquia, 2018, 00:05:00

COFFEE BREAK

Realização: Maria Cristina Pérez e Mauricio Cuervo Rincón

Durante anos a fio, às quatro da tarde, Pepe toma café. A vida de um cervo escriturário faz-se, sobretudo, entre a máquina do café e o gabinete de trabalho. A rotina instala-se na sua vida. As sextas-feiras expectantes resultam em segundas-feiras sem nenhum encanto, enquanto Pepe ganha brancas e perde o entusiasmo.

Colômbia, 2018, 00:09:00

ÁGUA MOLE

Realização: Laura Gonçalves e Xá (Alexandra Ramires)

Os últimos habitantes de uma aldeia não se deixam submergir no esquecimento. Num mundo onde a ideia de progresso parece estar acima de tudo, esta casa flutua.

Portugal, 2017, 00:09:15