SEMINÁRIOS

PRINCÍPIOS DO DIREITO DE AUTOR APLICADOS AO CINEMA DE ANIMAÇÃO

CAE Portalegre | Grande Auditório | 14h30 – 17h30

Convidada: Alexandra Fonseca, advogada especialista em Direitos de Autor e Propriedade Intelectual.

Conceitos base de Direito de Autor e enquadramento do trabalho da equipa criativa de um filme de animação: direitos e obrigações no contexto do direito de autor, potenciais situações contratuais no cinema de animação e seus elementos caracterizadores.

Alexandra Fonseca

Alexandra Fonseca é advogada, responsável pela ConsulArte®, prestadora de serviços de assessoria legal especializada para o setor cultural e criativo. Do seu portefólio destacam-se colaborações transversais às áreas do cinema e do audiovisual, da literatura e da edição, das artes visuais e performativas, da música, do software, do design e das marcas, abrangendo tanto projetos individuais como coletivos, empresariais ou não, de natureza pública ou privada, aqui se incluindo criadores e artistas, empresas criativas, museus, escolas artísticas, universidades e sociedades de advogados.


MASTERCLASSES

ESCRITA PARA SÉRIES DE ANIMAÇÃO

CAE Portalegre – Grande Auditório | 30 de Outubro | 14h30 – 17h00

Convidado: Juan Pablo Zaramella

A realização, escrita e planificação de séries de animação. Este será o foco principal desta masterclass focando “El Hombre Mas Chiquito del Mundo” (2016) e a sua nova série para televisão que está ainda em fase de produção, “Así Son las Cosas”. No entanto, não deixará de passar um pouco por toda a sua obra e experiência como realizador.

Juan Pablo Zaramella

Juan Pablo Zaramella (Buenos Aires, Argentina) é um realizador e animador independente com todas as suas curtas-metragens premiadas um pouco por todo o mundo. Em 2010 teve a oportunidade de organizar um programa especial com todos os seus trabalhos para o Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy.

A sua curta-metragem “Luminaris” venceu 324 prémios em todo o mundo tendo alcançado a meta do Prémio Guiness de curta-metragem mais premiada de sempre. A todos estes prémios por “Luminaris” incluem-se os prémios do público e da crítica em Annecy (2011) e uma pré-selecção para os Oscars na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.Em 2016 realiza a série “El Hombre Mas Chiquito del Mundo”, uma co-produção entre França e Argentina. Actualmente está a desenvolver um novo projecto para televisão chamado “Así Son las Cosas”.

DIRECÇÃO DE FOTOGRAFIA EM ANIMAÇÃO

CAE Portalegre – Pequeno Auditório | 31 de Outubro | 11h00 – 12h45

Convidado: Manuel Pinto Barros

Partindo da observação de excertos de filmes e making of, serão abordadas questões técnicas e estéticas no que diz respeito à direcção de fotografia na animação em stop-motion e pixilação.

Manuel Pinto Barros

Manuel Pinto Barros é licenciado em Cine-Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP), em 2008. Após a conclusão dos seus estudos, integrou diversos projectos como Director de Fotografia, passando por publicidades, curtas-metragens e videoclipes. Na área da animação foi o Director de Fotografia de “Amélia & Duarte”, de Alice Guimarães e Mónica Santos com produção da Ciclope Filmes e também de “Entre Sombras” das mesmas realizadoras, que se encontra em competição na categoria Filmes de Profissionais do Prémio Nacional da Animação 2018, com produção da Animais AVPL. Recentemente finalizou a rodagem de “Ride” novo filme de Paul Bush com produção da Ciclope Filmes.

O SOM NA ANIMAÇÃO

CAE Portalegre – Grande Auditório | 1 de Novembro | 10h00 – 12h30

Convidado: Normand Roger

Como compositor e designer de som para filmes de animação, Normand considera o seu trabalho mais próximo da linguagem cinematográfica do que do campo da música. A preocupação não é tanto sobre a música em si mas antes sobre o papel que ela poderá representar num filme juntamente com outros elementos sonoros. Através de excertos de filmes, serão apresentados exemplos de uma variedade de funções que a música e o som podem ter em filmes de animação, nos quais o compositor colaborou ao longo dos anos.

Normand Roger

Normand Roger nasceu em Montreal. Em 1970, começou a sua carreira como freelancer e compositor para a National Film Board of Canada. Embora tenha trabalhado principalmente no campo da animação, criando mais de duas centenas de bandas sonoras nos últimos 45 anos, também compôs músicas para documentários, reportagens, novelas, séries infantis, publicidade, instalações multimédia e muitas peças musicais para a televisão do Canadá e dos EUA.

É conhecido internacionalmente, em grande parte devido ao sucesso dos filmes de animação em que ele colaborou, que ganharam centenas de prémios em festivais. Entre eles, destacam-se treze nomeações para os Óscares, seis deles vencedores. Trabalha regularmente para produções nos EUA, na Europa, na Rússia e no Japão e tem sido convidado com frequência para dar palestras sobre “Música e Som para a Animação”, que continua a ser a sua área de trabalho predileta. Desenvolveu trabalho com alguns dos animadores e realizadores de animação mais conhecidos, tais como: Frederic Back (“Crac”, “The man who planted trees”), Paul Driessen (nove filmes, incluindo o seu mais recente “Cat meets dog”), Co Hoedeman (“The Sand Castle”), Eugene Fedorenko e Rose Newlove (“Every Child” e “Village of Idiots”); Joyce Borenstein (“The Colours of my father”), Craig Welch, Bretislav Pojar, Raimund Krumme, Caroline Folha, Lynn Smith, Sheldon Cohen, Marv Newland, Janet Pearlman, Derek Lamb, Pierre Hébert, René Jodoin, Roberto Catani, Piotr Sapegin, Chris Hinton, Gayle Thomas, Ishu Patel e Marcy Page.

Mais recentemente participou nos filmes: “História Trágica com Final Feliz” de Regina Pessoa, “Leon in the wintertime” e “Melie in the Springtime” de Pierre-Luc Granjon, “Retouches” de Georges Schwitzgabel, “Lost in Snow” e “Wings and oars” de Vladimir Leschiov, “Missed Aches” de Joanna Priestley, “Le Cirque” de Nicolas Brault, “The Spine” de Chris Landreth, “I was a child of holocaust survivors” de Ann Marie Fleming, e “Muybridge’s Strings” de Koji Yamamura. Embora Normand trabalhe de forma tradicional quando compõe música para peças e documentários, tem uma abordagem distinta quando se trata da banda sonora completa de um filme de animação, onde inclui alguns efeitos sonoros. Tem trabalhado com uma pequena equipa de colaboradores, entre os quais Pierre Yves Drapeau e Denis Chartrand, com quem assinou a maior parte dos últimos trabalhos.