PORTALEGRE E A FESTA MUNDIAL DA ANIMAÇÃO 2018

Animar tem origem no latim e significa “sopro, a brisa” ou dar vida a… às vezes é bom recordarmos a etimologia das palavras para irmos à raíz dos conceitos para descobrimos o sentido de “princípio vital, alma”, o movimento do ar que dá vida ao objecto inanimado.

A animação é um caminho, uma arte, um sopro de vida que inspira e acompanha o crescimento das crianças, a evolução da vida, desvendando segredos, contando histórias, abrindo todo um mundo e um horizonte de possibilidades à imaginação através de livros, ilustrações, filmes, desenhos e sonhos. Enquanto forma de expressão artística e cultural, esta área tem vindo a ganhar um lugar maior nas salas de cinema e nos ecrans que temos mais à mão, valorizando o trabalho de autores, profissionais, produtores e todos os técnicos e agentes culturais.

Como sabem, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre tem um curso de Design e Animação que dá vida aos sonhos e aos projetos de muitos alunos do Instituto Politécnico de Portalegre e reconhecemos a qualidade e a excelência do trabalho sai deste autêntico laboratório de criatividade. A 17.ª Festa Mundial da Animação em Portalegre é uma oportunidade para conhecer melhor o que está a ser feito nesta área e descobrir todo o mundo da animação através das sessões de cinema, oficinas, seminários, exposições, workshops, masterclasses e espectáculos.

É com o maior gosto que, em nome da Câmara Municipal de Portalegre, damos as boas vindas a todos os participantes, organização e espectadores esperando que possam aproveitar a oportunidade para visitar o concelho. Para além da beleza natural da cidade, enquadrada pela Serra de S. Mamede e pelo Monte de S. Tomé, há um conjunto patrimonial de grande valor arquitectónico e histórico que se consubstancia num legado que nos diferencia e nos enche de orgulho.

Aconselhamos a visita ao castelo e aos museus, passando pelos conventos ou pelas “torres da velha Sé”, sem esquecer o Espaço Robinson, os passeios públicos e o casario do Centro Histórico, com um notável conjunto de casas brasonadas. Também são dignos de atenção e referência as Tapeçarias de Portalegre e os sabores únicos da doçaria conventual e dos vinhos, provenientes de vinhas velhas e em altitude.

Acreditamos que os Portalegrenses saberão receber da melhor forma esta iniciativa que vem “animar” a cidade, mostrando que sabemos receber bem quem nos visita e dando a todos o acolhimento caloroso.

Adelaide Teixeira

Presidente da Câmara Municipal de Portalegre

O INSTITUTO POLITÉCNICO DE PORTALEGRE E A FESTA MUNDIAL DA ANIMAÇÃO 2018

A Festa Mundial da Animação acontece este ano na nossa cidade de Portalegre. Se é um privilégio para a cidade acolher a sua 17.ª edição, é uma enorme honra para o Politécnico de Portalegre associar-se à Casa da Animação na sua organização. Ao longo de uma semana a nossa comunidade terá oportunidade de participar em sessões de cinema de animação, palestras, workshops e exposições que decorrerão no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre, em salas de exposições da cidade e em Escolas do Politécnico. A cidade recebe centenas de jovens e cineastas de todo o mundo para participarem nas diferentes atividades da Festa da Animação. De 28 de outubro a 2 de novembro Portalegre será a capital do Cinema de Animação!

Esta forte ligação do Politécnico de Portalegre ao Cinema de Animação advém diretamente da existência da licenciatura de Design de Animação e Multimédia (DAM) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Portalegre. Este curso de licenciatura é uma das marcas diferenciadoras da nossa oferta formativa. A ele concorrem anualmente estudantes provenientes de todo o país em 1.ª opção, conhecedores do seu prestígio e da excelência do trabalho aqui desenvolvido por professores e alunos. O curso tem professores especialistas de referência na animação e na multimédia que desenvolvem metodologias de trabalho com os seus alunos muito próximas da profissão e privilegiam a investigação aplicada no desenvolvimento dos seus trabalhos. Ao longo da sua formação os estudantes de DAM ganham competências que lhes permitem adquirir bases sólidas e a possibilidade de desde cedo concretizarem aquilo que mais gostam, filmes de animação.

Muitos têm sido os prémios nacionais e internacionais ganhos pelos nossos alunos. Nesta Festa Mundial de Animação, que também tem filmes a concurso em várias categorias, os estudantes do Politécnico de Portalegre João Monteiro, Luís Vital e Ricardo Livramento, ganharam no passado ano o 1.º prémio nacional da animação, categoria “Filmes de Escolas” com o filme “A Viagem”. Nesta 17.ª edição volta volta a haver um filme do Politécnico de Portalegre a concurso na mesma categoria, desta vez o filme “Sentir-me”, realizado por Débora Rodrigues, Joana Flausino e Vanessa Santos, três alunas de DAM.

A dinâmica e o prestígio deste curso, a par de outros em áreas afins, fazem do Politécnico de Porta- legre uma instituição de referência nesta vertente formativa.

Por isso nos associamos de forma natural a este evento mundial que temos a certeza vai ser um novo sucesso da Casa da Animação e da cidade de Portalegre.

Viva a 17.ª Festa Mundial da Animação!

Albano Silva

Presidente do Politécnico de Portalegre

O ALENTEJO E A FESTA MUNDIAL DA ANIMAÇÃO 2018

Nos territórios, os eventos, assumem, seguramente, um papel preponderante na coabitação e partilha de conhecimentos à escala. Contribuem para a formação e para uma criatividade, cada vez mais, miscigenada. O Festival Mundial de Animação é disto um bom exemplo.

Com um rico programa cultural – sessões de cinema, exposições, oficinas de animação, master classes, conferências, encontros de educadores, autores e profissionais de diferentes nacionalidades, sessões de pitching e performances -, o Festival de Animação chega a Portalegre, fruto de uma parceria com o Instituto Politécnico, apoiada pela Entidade Regional de Turismo.

Ao longo de cinco dias, estudantes e comunidade local terão oportunidade de assistir a um conjunto de projeções cinematográficas, mas tambám de participar em atividades que, dirigidas por criativos portugueses e estrangeiros, vão, certamente, oferecer conhecimento, despertar saberes e revelar a vitalidade do cinema de animação.
Sob o mote “O Som na Animação”, este festival alusivo à sétima arte convoca a população, turistas e visitantes para uma tela que, instalada na capital de distrito do Alto Alentejo, une os conceitos sonoros e visuais.

Desfrutem do Alentejo, com arte. Bem-vindos!

António Ceia da Silva

Presidente Turismo do Alentejo, ERT